Médico na malha fina é sinônimo de desespero na maioria das situações. Afinal, ninguém quer lidar mais com mais questões burocráticas e com o possível risco de pagar multas e sofrer graves penalidades.
Sendo assim, para te manter informado e totalmente prevenido contra os riscos de cair na malha fina, mostraremos os principais tópicos que envolvem esse tema! Queremos que você conheça os caminhos que levam a cair nessa armadilha, as suas consequências e as principais formas de sair dessa situação.
Os principais erros que colocam o médico na malha fina
De forma geral, há muitos erros simples que podem colocar o médico na malha fina. No entanto, vamos listar três que são consideradas as principais! São elas:
Emissão de Recibo no Formato Incorreto
A partir de 01/01/2025, passou a não ser mais permitida a emissão de recibos de pagamento de forma manual, somente através do sistema eletrônico da Receita Federal chamado Receita Saúde. Essa obrigatoriedade não atinge quem emite nota fiscal como Pessoa Jurídica
Omissão de Rendimentos
Emitir Recibo ou Nota Fiscal dos seus rendimentos é essencial, pois ele funcionará como um comprovante da prestação de serviço e consequentemente documento base para declarar sua renda.
Se você não conseguir comprovar sua renda, sua declaração pode ser questionada pela Receita Federal.
Plantões Coringas não declarados
O médico precisa ter cuidado ao omitir algum rendimento que foi obtido ao longo do ano. Esse fato acontece muito quando o contribuinte trabalha em diferentes locais e esquece de incluir um deles na sua declaração.
Nesses casos, a Receita Federal vai notar a inconstância e a falta de informações e isso acarretaria diretamente na malha fina.
Portanto, como já informamos anteriormente no nosso texto sobre plantão coringa, a omissão de rendimentos é um dos grandes motivos para retenção da declaração em malha fiscal ou autuações fiscais.
As consequências de um médico na malha fina
A principal consequência de cair na malha fina são as multas. A multa que a Receita Federal aplica pode variar de 1% a 20% do valor que você deve. No entanto, vale frisar que tudo também dependerá do nível de infração que você cometeu.
Além disso, você não receberá o valor da restituição até que a sua situação esteja totalmente regularizada, então não espere receber nenhum valor até lá.
Como evitar a malha fina no Imposto de Renda para médicos?
O primeiro passo para evitar a malha fina é não fazer o Imposto de Renda sozinho. Afinal, sua rotina já é acelerada por conta do trabalho, então provavelmente você deixaria alguma informação passar despercebida.
O segundo passo para evitar a malha fina é procurar uma contabilidade que conheça a fundo cada particularidade burocrática da sua profissão. Esse passo é primordial para deixar o processo mais seguro e livre de possíveis divergências.
Faça o seu Imposto de Renda conosco!
Nós somos a primeira contabilidade digital exclusiva para profissionais da saúde. Vamos cuidar de cada etapa do processo de Imposto de Renda para você, ou seja, você não precisaria se preocupar com basicamente nada! Só vai precisar entregar os documentos.
A nossa a missão é otimizar o seu tempo e manter a saúde dos seus negócios, então entre já em contato conosco e entregue a sua documentação para fazer a declaração. Não deixe nada para última hora!